-
Arquitetos: Comac
- Área: 3000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma antiga cidade romana do primeiro século, Gignac la Nerthe é uma cidade da região de Provence, a 20 km de Marselha.
No final dos anos de 1960, a cidade desenvolveu-se juntamente com a primeira onda de imigração norte-Africana e na década de 1980, com as pessoas que se deslocam de alguns dos bairros mais duros de Marselha.
Hoje em dia, a cidade foi povoada por habitação individual de baixo custo, o que não deixou qualquer espaço para o espaço público.
A nova praça do centro da cidade e um pavilhão oferecem uma proposta de dois níveis: primeiro uma evolução urbana e, em seguida, uma resposta social.
O objetivo principal é unificar três lotes desertos em uma praça pública conectada com o atual centro da cidade, composto pela praça principal da Câmara Municipal, a igreja, um velho celeiro, uma casa da aldeia, uma antiga casa de lavagem de idade e pela avenida Perrier.
Primeiro de tudo, as casas tiveram que ser demolidas para criar uma conexão direta com a praça da Câmara Municipal e os lotes desertos.
O velho celeiro foi reformado para deixar um traço histórico bem no meio da cidade.
Ao estender o eixo criado pelo edifício da municipalidade, um elemento arquitetônico é configurado por um lado, para estruturar o espaço público e, por outro lado, para organizar alguma função necessária de tal espaço.
Na continuação da praça da câmara municipal, a entrada do projeto é definida pelo novo pavilhão e pelo antigo celeiro reformado.
O tempo de construção (70 metros) é a criação de uma praça mineral seguido por um jardim botânico, plantas velhas provençal e flores estão crescendo ao longo da praça.
No outro lado do pavilhão, um jardim provençal é definido por 9 árvores um canal de água.
O pavilhão está hospedando atividades e funções, começando pela área de crianças: um pequeno teatro e um parque infantil, a fonte, banheiros, um espaço coberto para festas, almoços ao ar livre e no final um teatro ao ar livre para a projeção, espectáculos infantis ou apresentação de filmes.
A abordagem Provençal moderno: o padrão de cor de cerâmica vem de um pedaço de cerâmica encontrado no local, como um testemunho para o patrimônio da região.
Todo o projeto urbanístico é a criação de vários espaços íntimos e reuniões sociais de acolhimento e atividades. É uma ferramenta poderosa para ajudar o município a realizar os seus objetivos de política social para com os cidadãos de Gignac la Nerthe.